Marinha diz que 124 mil toneladas de minério de ferro foram retiradas de navio encalhado na costa do Maranhão

  • 22/05/2020


Segundo nota da Marinha, mais 16 mil toneladas devem ser retiradas do navio e na sequência terá início o trabalho para a embarcação reflutuar. Navio Stellar Banner sofre fissura no casco no meio do Oceano Atrântico Divulgação A Marinha do Brasil informou que cerca de 124 mil toneladas de minério de ferro já foram retirados do navio Stellar Banner, que está encalhado na costa do Maranhão. A nota divulgada nesta sexta-feira (22) confirma também que nenhum dano ambiental foi registrado. Segundo a Marinha, mais 16 mil toneladas devem ser retiradas do navio e na sequência terá início o trabalho para a embarcação reflutuar. "O navio graneleiro Alfred Oldendorff e os batelões Leeuw e Jan Blanken permanecem na cena de ação para retirar e descartar o material na área de despejo de forma segura. O Navio mercante Stellar Banner continua estável, assentado no leito marinho", diz trecho da nota. O Navio Patrulha Guanabara da Marinha do Brasil supervisiona os trabalhos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) também monitoram a operação. "Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação", diz a Marinha na nota. Antes da retirada do minério de ferro, outra operação foi realizada. O navio com bandeira dos Países Baixos 'Defender' foi contratado para retirar toneladas de óleo do Stellar Banner. A operação foi realizada no dia 12 deste mês e retirou 3,9 mil metros cúbicos de óleo da embarcação sul-coreana. Barco ALP Defender inicia retirada de óleo do navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão Capitania dos Portos Área afetada A área afetada no casco do navio é de cerca de 25 metros, segundo o chefe de Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Robson Neves Fernandes. Atualmente, não há registro de vazamentos. No dia 28 de fevereiro, o Ibama havia verificado o vazamento de 333 litros de óleo no mar e o poluente havia se espalhado por uma área de 0,79 km². Um dia depois, o instituto afirmou que não visualizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente. Inquérito A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Maranhão informou que abriu um inquérito para apurar possível crime ambiental no acidente do Stellar Banner. Antes, a Marinha já tinha informado que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso. Acidente com o Stellar Banner O navio Stellar Banner sofreu duas fissuras no casco no dia 25 de fevereiro, logo após ter saído do Terminal Portuário da Ponta da Madeira em São Luís, com destino a um comprador em Quingdo, na China. A embarcação possui capacidade para 300 mil toneladas de minério de ferro e tem 340 metros de comprimento, o equivalente a dois campos de futebol. Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, logo após identificar as fissuras no casco, o navio começou a afundar no Oceano Atlântico, a cerca de 100 km da costa do litoral do Maranhão. Por conta da situação de emergência, o comandante do navio emitiu um alerta e levou o Stellar Banner para um banco de areia. O navio tinha 20 tripulantes, sendo 12 coreanos e oito filipinos. Após o resgate, seis estão ajudando na operação de salvatagem e seguindo as instruções da Capitania dos Portos. A Polaris informou que os outros 14 tripulantes da embarcação já estão em terra firme e devem ser repatriados. Initial plugin text

FONTE: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2020/05/22/marinha-diz-que-124-mil-toneladas-de-minerio-de-ferro-foram-retirados-de-navio-encalhado-na-costa-do-maranhao.ghtml


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